Duplica ou não duplica?
O inglês pode parecer muito confuso, às vezes. Aquelas palavras que, quando você deriva (altera para formar novas), tem uma letra duplicada, por exemplo. Big, que é grande, ganha um “g” quando se torna maior, bigger. Begin, começar, ganha outro n quando estivermos falando do “começo” em si, the beginning. Já smart, que significa esperto, não ganha outro t quando fica smarter, mais esperto. Afinal… Que esperteza é essa por trás dessas consoantes duplas?
A regra é bem simples, mas você precisa saber bem duas coisas:
1 – O que é uma vogal e uma consoante. Em todo caso: vogais são aquelas letras que representam sons produzidos sem algum tipo de bloqueio. Já se, na hora de falar, o som tem algum obstáculo que o altera – língua, dentes, lábios, etc – a letra que o representa é uma consoante. Trocando em miúdos:
Vogais: A, E, I, O, U.
Consoantes: todas as outras letras (incluindo W e Y!)!
2 – Quando uma sílaba é tônica. No inglês, as sílabas são contadas por quantas vezes você abre a boca para emitir uma vogal – curta ou longa. Cuidado com isso! Cute, por exemplo, que se pronuncia /kyuut/, só tem uma vogal, ao contrário do que a grafia faça parecer. O mesmo ocorre com huge, page, noise, brake.
Tá, e as letras que são duplicadas?
Funciona assim: quando uma palavra monossílaba for transformada em outra, seja por qualquer motivo – conjugação verbal, comparativo, superlativo, etc – preste atenção nas três últimas letras: se o padrão for consoante-vogal-consoante, o famoso CVC, a última letra aparecerá em dobro na palavra nova. Olha só:
Hot (H=consoante; O=vogal; C=consoante) – Quente
Hotter – mais quente.
Spot (P=consoante; O=vogal; T=consoante) – avistar
Spotted – avistou, avistado.
Note como a duplicação não acontece em palavras com padrão diferente:
Turn (U=vogal; R=consoante; N=vogal) – virar;
Turning – girar, girando, giro.
Mold (O=vogal; L=consoante; D=consoante) –mofo, pegar mofo
Molded – com mofo.
Quanto às palavras com duas sílabas ou mais, você só dobra a consoante se a última sílaba for tônica, ou seja, a mais forte. Vejamos os exemplos travel erebel – dois verbos, dissílabos, com o mesmo padrão de vogais e consoantes.
TRAvel – “vel”, a última sílaba, não é tônica.
Logo: traveling, traveled, traveler (sem dobrar o l).
reBEL –“bel”, a última sílaba, é tônica.
Logo: rebelling, rebelled, rebellion.
Viu como é simples? O segredo é entender legal os conceitos mais básicos, como os de vogais e consoantes e o de sílabas – tônicas ou não. Se pintar dúvida é hora de falar com seu teacher!
Bem… por hoje é só! Você confere mais dicas na semana que vem, ok?
See you soon!