Dumont ou Wright?

Construir uma máquina capaz de voar há muito era o sonho do ser humano. Não por menos, a discussão sobre quem teria sido o primeiro homem capaz dessa façanha é levada tão a sério. Para ter uma ideia, existem até especialistas no assinto – gente que estuda, para valer, o que aconteceu em cada caso – seja Dumont, seja Wright! Vamos saber um pouco mais dessa história agora…
No final do Século XIX e início do Século XX, as tentativas de se fazer uma máquina voadora eram tantas que, na Europa, três prêmios foram fundados para quem primeiro realizasse a façanha. O mais importante (e caro) deles, o Prêmio Deutsch-Archdeacon, tinha as seguintes regras: o piloto deveria voar mil metros em circuito fechado e a prova deveria acontecer na França, sob a supervisão de uma comissão.

Já se sabia, naquela época, que os irmãos Wright haviam levantado um aparelho mais pesado que o ar. Acontece que há poucos registros do feito, e as testemunhas eram apenas alguns amigos próximos e a imprensa local. Também se sabe que o Flyer 1 precisou ser impulsionado por uma catapulta e correr sobre trilhos. De qualquer forma, era em Paris onde se esperava uma grande exibição da primeira aeronave diante de um grande público, mas os americanos nunca deram as caras por lá.
Em 1906, Santos Dumont, que vivia em Paris e já atraía atenção por suas façanhas com dirigíveis ao redor da Torre Eiffel, conseguiu levantar o 14-Bis e fazê-lo voar por 220 metros. Foi a primeira vez, na história, que uma máquina mais pesada que o ar foi elevada do solo utilizando seus próprios motores, e, muito importante, pôde aterrissar.
Com uma audiência enorme, o brasileiro acabou vencendo vários requisitos e levou vários prêmios, além do reconhecimento como primeiro ser humano a pilotar uma aeronave. O título, no entanto, não durou muito tempo: Alguns anos mais tarde, o Clube Aeronáutico Francês aceitou os registros dos irmãos Wright e os reconheceu como inventores do primeiro avião.
O que deixa a polêmica em pé é como se pode definir o “primeiro avião”. Afinal, nenhum das duas experiências teria preenchido todos os requisitos dos curiosos franceses. Enquanto o 14-Bis foi, de fato, a primeira máquina a se levantar do solo com seus próprios motores, o Flyer 1 possuía um controle de navegação muito engenhoso, que é utilizado nos aviões até hoje – além de ter passado mais tempo no ar. Moral da história: parece que cada parte fez foi metade do que a gente tem hoje.
Tudo depende de como a gente define o que é um avião! Ou, como alguns preferem dizer, o que pode ser considerado um voo.
Sendo assim, a controvérsia continua. Os links abaixo contêm artigos, em inglês e em português, para quem quer ir além nessa busca!
E aí, qual dos lados convenceu você? Para você – será que nós, brasileiros, estamos sendo nacionalistas ou injustiçados?
Deixe seu comment e até a próxima! 😉

Referências:

Santos Dumont x Irmãos Wright: afinal, quem inventou o avião?


http://www.history.com/topics/inventions/wright-brothers/videos/ask-history-who-really-invented-the-airplane
http://edition.cnn.com/2003/TECH/ptech/12/10/brazil.santosdumont.reut/
http://agairupdate.com/article_detail.php?_kp_serial=00001229

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