A ClassMate sabe a melhor maneira de ensinar inglês para crianças.

No texto de hoje vamos falar sobre como a Classmate ensina inglês nos primeiros anos, ou no Programa Kids.
O objetivo de uma criança, ao aprender sua língua materna, é falar fluentemente. Isso também se aplica a um aluno em uma aula usando a Abordagem Natural (Natural Approach). O objetivo é desenvolver habilidades de comunicação.
O Programa Kids na Classmate usa a Abordagem Natural (Natural Approach) com atividades baseadas em jogos e brincadeiras. Para uma criança, o processo de aprendizagem é subconsciente. Adquire as habilidades de comunicação sem regras gramaticais, mas passo a passo, ouvindo e compreendendo. O  Natural Approach de aquisição de competências linguísticas foi criado pelos linguistas Tracy D. Terrell e Stephen Krashen no final dos anos setenta, e baseia-se neste “modo natural” de aprender uma língua. Um pré-requisito vital para a compreensão da Abordagem Natural é a capacidade de distinguir entre aprendizagem no sentido tradicional e aquisição de uma língua, com foco na instintividade (como, por exemplo, uma criança). Na pratica, isso significa que nossas crianças aprendem da mesma forma que aprenderam o português: através dos princípios da experiência, da descoberta e do brincar.
Nosso programa inicia com crianças a partir dos 3 anos de idade e  as conduz  numa aventura linguística até os 10 anos. Ele funciona, pois é projetado especificamente levando em conta as  prioridades de aprendizado de cada faixa etária. Cada nível,  ao longo de um ano acadêmico, tem um currículo completamente desenvolvido, incluindo temas linguísticos, experiências sensoriais, jogos, música, teatro, histórias, aulas de culinária e jardinagem, projetos de matemática e ciências, e muito mais. Cada atividade é projetada para desenvolver habilidades de compreensão e produção oral, criando uma escada linguística se desenvolvendo em várias etapas: uma resposta não verbal num primeiro momento; uma resposta usando uma palavra; uma resposta de duas ou três palavras; uma resposta usando uma frase simples, e assim sucessivamente até atingir fluência na língua. Nenhum vocabulário ou forma linguística é deixado para trás, e toda a linguagem é usada no contexto.
Pesquisas sugerem que o desenvolvimento do cérebro é reforçado pelo aprendizado de uma segunda língua na primeira infância, estimulando o crescimento neural*. Podemos então concluir que o desenvolvimento do inglês, usando essa metodologia promove, sem sombra de dúvida, o pensamento crítico, a curiosidade, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.
Não se pode avançar na linguagem sem depender de uma base firme a cada passo do caminho.
*  McGill University. “Learning a new language alters brain development.” ScienceDaily. ScienceDaily, 29 August 2013.

POST RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *