CLIL no aprendizado do inglês!
Hoje convido você a olhar para uma abordagem usada na Classmate que é chamada Aprendizado Integrado de Conteúdo e Linguagem (CLIL). Esta abordagem envolve o aprendizado do inglês, no caso da nossa escola, através de matérias como matemática, ciências, artes, cooking, entre outros.
Uma das razões pelas quais crianças muito pequenas parecem tão boas em aprender uma língua, geralmente tem a ver com a naturalidade do ambiente ao seu redor. Uma sala de aula, onde os alunos passam pelo processo muitas vezes difícil de classificar sons, estruturas, gramática e vocabulário, raramente é natural. E raramente há tempo suficiente numa sala de aula tradicional para o professor de inglês ir além dessa parte essencial do processo de aprendizagem. Os alunos precisam de tempo para construir a linguagem. O que o CLIL oferece é uma situação natural para o desenvolvimento da linguagem, que se baseia em outras formas de aprendizagem. Esse uso natural da linguagem pode impulsionar a motivação para aprender uma língua.
Quando um bebê nasce, ele tem uma habilidade natural para adquirir a linguagem, o que faz, desde o primeiro momento da vida. Esta capacidade de adquirir uma linguagem estabelece a base para aprender sobre o mundo e desenvolver habilidades de comunicação humana. Mas se um pai não se preocupasse em falar ou tentar se comunicar com seu bebê, seria improvável que seu filho aprendesse a linguagem tão rapidamente quanto outras crianças da mesma idade. Em outras palavras, embora os bebês nasçam com a capacidade para aprender uma língua, são as oportunidades usando essa capacidade um fator chave para o sucesso. Então, algumas pessoas tem naturalmente facilidade para aprender idiomas, assim como outras tem talento para música, ciências, esportes ou matemática. Mas o desenvolvimento desses talentos dependem de como vivenciamos o mundo ao nosso redor.
Imagine aprender a tocar um instrumento musical como um piano sem poder tocar no teclado. Considere aprender futebol sem a oportunidade de chutar a bola. Aprender a dominar um instrumento musical ou uma bola de futebol exige conhecimento e habilidade simultaneamente. Em outras palavras, aprendemos efetivamente experimentando tanto o aprendizado sobre o instrumento quanto a prática usando o instrumento ao mesmo tempo. Isso é tão verdadeiro para a música e o futebol quanto para a linguagem. No CLIL, os alunos tem a oportunidade de praticar o que aprendem enquanto aprendem. Situações em que a atenção da criança está em alguma forma de atividade de aprendizagem que não é a própria linguagem são oferecidas na nossa escola. Então, o que estamos fazendo é proporcionar a oportunidade de aprender a “pensar” em inglês, não apenas aprender inglês como o principal foco de aprendizado.
Sabemos que existem vantagens sociais, econômicas e culturais que podem ser obtidas através da promoção do aprendizado de línguas em nossas sociedades. O CLIL oferece um meio adicional para ajudar nossos alunos a aprenderem inglês para vida.
Imagem acima pertence a MANEL PIÑEIRO comic strips