Dicas: melhore sua pronúncia no inglês!

Hello, friends!

Quem nunca achou a pronúncia do inglês traiçoeira de vez em quando? Three, through, error, iron, watched… Se você já estuda inglês há algum tempo, sabe que há palavras complicadas pelo caminho. E isso sem falar na velocidade – como esses gringos falam rápido! Será que a gente consegue ser fluente a ponto de acompanhá-los? E é necessário falar assim tão rapidamente?

Para ajudar nossos friends que estão se batendo com essa etapa do processo, pesquisamos na web por várias dicas que nos ajudem a pronunciar melhor o inglês. Vamos conferir abaixo?

1 – Escute a si mesmo.

É geralmente difícil perceber erros na nossa própria pronúncia porque estamos realmente mais concentrados em nos comunicar que em produzir o som de maneira correta. Se você não ouvir seus erros de pronúncia, torna-se mais difícil corrigi-los. Tente gravar sua pronúncia com seu smartphone ou PC e fazer uma nota de áreas específicas que você precisa melhorar.

2 – Vai com calma!

Muitos estudantes de inglês pensam que falar fluentemente significa falar rápido. Isso está errado. Falar muito rápido reforça maus hábitos e faz com que o falante pareça nervoso e indeciso. Falar lentamente vai lhe dar o tempo de respirar corretamente e pensar sobre o que você quer dizer a seguir. Porque isso dá a você mais tempo para pensar enquanto fala, você vai se sentir mais relaxado e ser capaz de se concentrar em fazer seu inglês parecer ótimo.

3 – Imagine…

Feche seus olhos e pense em como produzir um som antes de dizer. Visualize a posição de sua boca e seu rosto. Se você estudou por uma cartilha fonética, pense no som que você está produzindo e como ele se relaciona com outros fonemas do inglês. Se você usou diagramas de boca e língua, pense na forma que você precisa em sua boca se você quer que o som saia corretamente.

4 – É físico!

Pronúncia é uma habilidade física. Você está ensinando a sua boca uma nova maneira de se mover e usando diferentes músculos. Mantenha o foco nos sons difíceis todos os dias. Está difícil pronunciar o th? Coloque sua língua entre seus dentes (não morda!) e sopre ar para fora de sua boca. Sinta o ar passar pelo topo da sua língua.

5 – Observe-se

Fique em frente a um espelho para ver a posição de sua língua, lábio, e também a forma de sua boca quando você pronuncia certos sons. Compare o que você vê com um vídeo de falantes nativos dizendo a mesma coisa.

6 – Imite os experientes

Não há substituto para a pronúncia aprendida com os experientes – os falantes nativos. Então escute! Escute programas de rádio em inglês e assista a programas de TV em inglês. Imite o que você ouve.

7 – Pratique inglês sozinho

Problemas de pronúncia persistem porque temos medo de errar. Crie cenário – encontrar alguém pela primeira vez, pedir em um restaurante, pedir a direção de algo – então pratique o diálogo sozinho. Não seja tímido!

8 – Encontre um amigo que fale a língua

Receber um retorno de um observador externo é crucial. Encontre um amigo que está também interessado em melhorar seu inglês. Tente trocar mensagens gravadas, de forma que você ouça de perto à pronúncia do outro.

9 – Preste atenção à musicalidade

A boa pronúncia é mais que apenas dominar sons individualmente. Ela também é compreender a entonação (a subida e descida da voz) e as tônicas (alguns sons das palavras que são mais claros que outros). Leia poemas, discursos e músicas em voz alta, concentrando-se nas tônicas e na entonação.

10 – Cante

Aprenda a letra de músicas populares em inglês e cante junto. Cantar ajuda você a relaxar e faz as palavras saírem. Além de ajudar no ritmo e na entonação. Porque você não precisa se concentrar em construir frases por si mesmo, você pode se concentrar em fazer sua pronúncia sair corretamente!

Gostou das dicas? Agora é só colocá-las em prática todos os dias e perceber, pouco a pouco, como nossa pronúncia melhora com o treino adequado. Ah, não se esqueça de falar conosco pelos comments, ok?

See you in the next!

Referência:

10 tips for perfect English pronunciation

POST RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *