Crianças tem mais facilidade para aprender inglês. Você sabe por que?
A resposta para esta pergunta está relacionada com aspectos do cérebro da criança. Entre dois e quatro anos de idade, pesquisadores e cientistas confirmam que há uma janela crítica de formação no cérebro que permite um aperfeiçoamento do aprendizado da linguagem. Em outras palavras, este período permite maior abertura para um determinado tipo de experiência, por isso, é na primeira infância que habilidades linguísticas se desenvolvem muito rapidamente.
Esta constatação veio através de um escaneamento do cérebro, onde pesquisadores perceberam que influências externas, como o aprendizado de uma nova língua, tem um impacto maior antes dos quatro anos de idade ou até mesmo dos seis em alguns casos. Neste período, as ligações entre os neurônios se desenvolvem potencialmente para processar novas palavras, ou seja, é como se a criança estivesse mais “aberta” e pronta para interiorizar um novo idioma. A pesquisa foi feita por cientistas do Reino Unido e dos EUA, divulgada na publicação científica “The Journal of Neurosciense”. Naturalmente, portanto, as coisas se tornam mais fáceis nesta idade se comparada à idade adulta.
É possível ainda, considerar outra razão-chave que explica a tendência de interiorização e aprendizado mais desenvolvido e veloz de uma criança. Podemos considerar que as crianças tendem a escutar, absorver e repetir sem a intenção de se aprofundar em regras ou querer entender normas da língua quando o verdadeiro objetivo é falar o idioma e se fazer entender. Esta postura seguramente as impulsionam para um aprendizado mais veloz e certeiro. É neste período que o aprendizado é mais livre e com menos cobrança onde os erros tem um impacto menor. A maneira como o idioma é conduzido nesta primeira infância contribui para melhorar o relacionamento com a língua e evitar traumas e bloqueios que podem dificultar o processo.
Além disso, as crianças são abertas a novas e diferentes formas de aprendizado, como materiais lúdicos e conteúdos dinâmicos, como músicas, filmes, histórias, jogos e brincadeiras.
Entre em contato com a Classmate e traga seu filho para mergulhar em um ensino mais eficiente e divertido!