A chave para aprender línguas estrangeiras

 Programas de imersão como uma chave para aprender línguas estrangeiras

Hello, friends!

Como a essa altura já sabemos, a Classmate promove, em 26 e 27 de novembro, o English Camp: um programa de imersão linguística para seus alunos. Como o tema “immersion” já vem sendo abordado há alguns anos entre educadores de língua estrangeira, trouxemos a tradução de um artigo bem legal, que fala sobre a importância de tais programas para o desenvolvimento de uma segunda língua. Vamos conferir?

Boa leitura!

Equipe Classmate

Pesquisas são claras: programas de imersão, em que os alunos passam pelo menos 50% do seu tempo aprendendo em uma segunda língua, trabalham incrivelmente bem no desenvolvimento da fluência e das habilidades dos alunos. E mesmo que sua escola não tenha um programa completo de imersão, você pode fazer a diferença para seus pequenos participando de algum trabalho de imersão na escola.

Por exemplo, quando os estudantes vêm às Academias de Línguas de Middlebury-Monterey – realizadas em locais de todo os Estados Unidos e do mundo, muitas delas são capazes apenas de se apresentar em francês, espanhol ou chinês – bem como qualquer aluno novo em uma língua estrangeira.

No final de quatro semanas, no entanto, esses alunos do ensino médio e médio têm feito mais progressos do que aqueles em um ano de sala de aula tradicional. Eles são capazes de conversar, assistir programas de televisão e ler livros na nova língua, e estão a caminho de tornar-se proficiente em uma segunda língua.

A chave para o sucesso dos alunos é a abordagem de imersão total para a aprendizagem de línguas. Os instrutores da Academia de Língua de Middlebury operam com o entendimento de que, para aprender uma língua, os alunos precisam usá-la de uma maneira significativa e real. Isso significa aprender a língua através da cultura, arte e música com menos ênfase em métodos de ensino mais comuns, como memorização de vocabulário.

Mais e mais escolas estão considerando a imersão como uma maneira de desenvolver as habilidades dos alunos de um segundo idioma. Alguns programas de K-12 (Pré-escola e ensino fundamental) estão usando em seu próprio currículo, enquanto outros estão implementando soluções de aprendizagem on-line e misturadas, como as oferecidas pela Middlebury Interactive Languages, a empresa de tecnologia de ensino de línguas que hospeda uma Academia de Idiomas todos os verões.

Martha Abbott, diretora executiva do Conselho Americano para o Ensino de Línguas Estrangeiras (ACTFL), vê uma tendência de crescimento nos programas de imersão de línguas. Atualmente, Delaware e Utah (estados norte-americanos) estão na frente com as iniciativas. A ideia, diz Tara Fortune, Ph.D., Coordenador de Projetos de Imersão no Centro de Pesquisa Avançada de Pesquisa de Linguagem da Universidade de Minnesota, é que os alunos bilíngues estarão mais aptos a competir no mercado global.

O que é Immersion Language Learning?

Programas de imersão, que incluem desenvolvimento bilíngue e outros programas de dupla linguagem, são caracterizados por um dia de instrução que inclui pelo menos 50 por cento gastos na língua não nativa. “Temos tido muito sucesso no desenvolvimento da linguagem acadêmica e alfabetização em inglês e não inglês, quando oferecemos um mínimo de 50 por cento de apoio ao longo de um período mais longo de tempo”, diz Fortune. Os alunos mais jovens gastam a maioria (80-90 por cento) de seu tempo no idioma estrangeiro, enquanto os alunos mais velhos podem passar mais tempo trabalhando na língua nativa.

Os professores usam modelagem  e explicações para ensinar aos alunos o conteúdo acadêmico na língua-alvo. À medida que os alunos aprendem o conteúdo, eles também recebem instruções sobre como usar a linguagem em cada assunto. O objetivo final é a alfabetização: a ideia de que os alunos podem entender, falar, ler e escrever em ambas as línguas.

Os benefícios da imersão

Além do benefício do bilinguismo, aprender uma segunda língua ativa diferentes partes do cérebro, diz Abbott, e os alunos que participam de programas de imersão em linguagem podem obter um impulso cognitivo. As vantagens de proporcionar às crianças programas de imersão em linguagem de qualidade são trabalhosas, diz Fortune, mas também produzem resultados. À medida que os alunos aprendem duas línguas, desenvolvem vantagens na sua capacidade de quebrar palavras, identificar sons e ouvir. Os bilíngues, diz Fortune, também superam monolíngues em tarefas que os obrigam a fazer uma pausa e tomar uma decisão entre duas opções.

Embora haja um atraso na proficiência inicial do aluno em programas de idiomas baseados na escola, os alunos alcançam. “Quanto mais tempo você tiver a imersão na sala de aula”, diz Abbott, “maior o rendimento em proficiência que deve existir no desempenho das crianças.” Os alunos geralmente atingem metas acadêmicas nas 3 ª ou 5 ª série e muitos acabam superando a conquista de seus iguais.

Adaptado de:

Why Immersion May Be the Key to Foreign Language Learning

 

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